Área de Concentração

On 02/20/15 13:02

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

A área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental busca integrar questionamentos dos pesquisadores acumulados em seus estudos em diferentes áreas científicas.

Assim, é possível, ao se estudar as relações entre o saneamento e os recursos hídricos, a partir de uma perspectiva ambiental e integrada, identificar importantes interfaces de pesquisa como: discussão do aparato legal relacionado aos padrões de qualidade de águas, elaboração de indicadores ambientais para recursos hídricos, monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, intervenções em tratamento de esgoto sanitário, processos de tratamento de água de abastecimento e residuárias, estudo de sistemas de abastecimento, processos hidrológicos em meio urbano e rural, manejo dos resíduos sólidos urbanos, além da avaliação de esforços de consolidação de estratégias de educação sanitária e ambiental.

Em particular deve-se mencionar a importância dessa abordagem temática para a região Centro Oeste, que apresenta uma considerável relevância no panorama hidrológico nacional. Nesta região estão situados os principais centros dispersores de água do território brasileiro. Além do que, a ocupação progressiva do Cerrado nas últimas décadas, através da diversificação das atividades socioeconômicas, tem causado diferentes impactos sobre os recursos hídricos da região, tanto em seus aspectos quantitativos como qualitativos.

Destaca-se que, as linhas de pesquisa do programa compreendem projetos voltados ao estudo da região, sem excluir perspectivas analíticas de âmbito nacional e global.

A área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental está sustentada por duas linhas de pesquisa, que se entrecruzam, Planejamento e Gestão de Sistemas de Recursos Hídricos e Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário. Os pesquisadores, apesar de estarem formalmente alocados em uma determinada linha de pesquisa, dialogam por meio de interfaces conceituais e metodológicas entre as duas linhas, explicitando a proposta de abordagem integrada do curso, capaz de combinar métodos científicos com valores societários.