O que é pós-graduação?

É uma formação posterior à obtenção do diploma de bacharel, licenciado ou tecnólogo. São cursos para quem busca dar continuidade aos estudos após a graduação, que servem para aperfeiçoar os profissionais em áreas mais específicas de atuação, seja no meio acadêmico ou no mercado de trabalho.

No Brasil, a pós-graduação é dividida em duas modalidades: stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (especializações e residências nas áreas médica e de saúde).

O que é pós-graduação stricto sensu?

Os cursos stricto sensu possuem abordagem metodológica e científica. O mestrando/doutorando é um pesquisador engajado com a produção e desenvolvimento de conhecimento, inovação e tecnologia. É indicado para quem se identifica com o ambiente acadêmico e deseja seguir carreira como pesquisador profissional. A pós-graduação stricto sensu habilita o pesquisador para atuar em universidades e institutos de pesquisa, mas também no mercado de trabalho especializado.

Qual a diferença entre dissertação e tese?

O aluno de pós-graduação precisa defender um trabalho de final de curso, cujo formato e grau de aprofundamento está relacionado ao nível de formação cursado. Nos mestrados e doutorado da pós-graduação stricto sensu, os discentes produzem uma dissertação (no caso do mestrado) ou uma tese (no caso do doutorado). Entende-se que a elaboração de uma tese implica em oferecer uma contribuição inovadora para a área de estudos, de modo a enfrentar problemas de pesquisa atuais e relevantes em busca de respostas originais. As dissertações de mestrado e teses de doutorado devem ser defendidas em banca pública no final do processo de formação, como condição para recebimento do diploma de mestrado ou doutorado.

Qual a duração do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária?

A duração é de 24 meses.

Existe algum tipo de mensalidade?

Todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da UFG são gratuitos para o aluno. Porém, os programas podem estabelecer uma taxa para a inscrição no processo seletivo.

Posso pesquisar sobre qualquer tema em um mestrado?

O tema do projeto de pesquisa do aluno precisa se relacionar com as linhas de pesquisa do programa, e manter afinidade com o trabalho desenvolvido pelo seu orientador. Em regra, os orientadores possuem projetos de pesquisa em andamento, dentro dos quais os alunos de mestrado e doutorado se inserem com seus projetos específicos.

Isso não significa que os temas precisam ser os mesmos, mas a busca por coesão e afinidade entre as pesquisas dos orientadores e estudantes é um fundamento importante na produção de conhecimento de um PPG. A adequação dos projetos às linhas de pesquisa do programa é essencial.

Posso assistir aulas no PPGEAS como ouvinte?

A UFG admite a modalidade de aluno especial, por meio da qual os interessados em participar das disciplinas como ouvintes podem se matricular em disciplinas isoladas, sem vínculo com um programa de pós-graduação. O processo seletivo para aluno especial varia conforme o regulamento de cada programa. Os editais são específicos, divulgados periodicamente pelos próprios programas, de acordo com seus cronogramas.