Giulia Omilli - Premio CETAMB (finanziato Fondazioni Cogeme, Museke, Sipec e Tovini)

Pesquisa Internacional do PPGEAS recebe o Prêmio CeTAmb/UniBS na Itália

Em 14/02/26 16:01.

A Tesi de Laurea Magistrale de Giulia Omilli  recebeu o Premio CETAMB (finanziato Fondazioni Cogeme, Museke, Sipec e Tovini)

É com grande satisfação que o PPGEAS/UFG comunica o reconhecimento internacional da pesquisa desenvolvida pela estudante italiana Giulia Omilli. Sua Tesi di Laurea Magistrale, intitulada "Sustainable water management in a rural Quilombola community of Goiás, Brazil: evaluation and optimization of water and sanitation systems for achieving SDG 6", foi agraciada com o prestigiado Prêmio CeTAmb em dezembro de 2025.

 

Sobre a Pesquisa e a Cooperação Internacional

O trabalho é fruto de uma colaboração estratégica entre a Università di Trento e a Universidade Federal de Goiás. A atividade de campo foi realizada no Brasil junto ao PPGEAS durante três meses, a partir de setembro de 2024, sob a supervisão local do Prof. Paulo Sergio Scalize.

Na Itália, a tese foi conduzida no Dipartimento di Ingegneria Civile, Ambientale e Meccanica (DICAM), no âmbito do Corso di Laurea Magistrale in Ingegneria per l’Ambiente e il Territorio, tendo como orientador o Prof. Massimo Zortea e co-orientador o Prof. Gianni Andreottola.

 

O Reconhecimento

O Prêmio CeTAmb concedido em conjunto com a Università degli Studi di Brescia e financiado pelas fundações Cogeme, Museke, Sipec e Tovini, destaca projetos que apresentam soluções inovadoras e impacto social em engenharia sanitária e ambiental.

Para o PPGEAS, esta premiação reforça a importância das nossas redes de cooperação internacional e valida a excelência das pesquisas de campo realizadas em comunidades tradicionais, como as comunidades Quilombolas de Goiás, alinhando a produção acadêmica do programa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6) da ONU.

Mais informações sobre a premiação: link